Com concertos e homenagens, os alemães celebram nesta segunda-feira (9) o dia em que o Muro de Berlim foi derrubado, há 20 anos.
Naquela noite fria, eles dançaram sobre o muro, com as mãos levantadas em sinal de vitória. A construção do Muro de Berlim, que dividiu fisicamente a principal cidade da Alemanha por 28 anos e se consolidou como maior símbolo da Guerra Fria, pegou de surpresa quase todas as pessoas que teriam as vidas transformadas por ele a partir do dia 13 de agosto de 1961.
Tudo foi feito sob sigilo, durante a madrugada de um domingo, para que não houvesse reação dos berlinenses ou dos Estados Unidos, maior potência que fazia oposição aos soviéticos.
Além dos envolvidos na operação, ninguém foi informado sobre decisão de fechar as fronteiras, e mesmo os que viam a instalação das cercas de arame farpado que mais tarde se tornariam um muro de concreto achavam improvável que o fechamento fosse definitivo.
A segunda-feira foi marcada por diversos atos comemorativos. Pela manhã, a chanceler alemã Angela Merkel compareceua igreja de Gethsemani, em Berlim Oriental, um dos redutos da dissidência e das manifestações que em 9 de novembro de 1989 obrigaram a Alemanha comunista, ou República Democrática da Alemanha (RDA), a abrir suas fronteiras.Dirigentes de países da Europa participam nas cerimônias, ao lado dos representantes das quatro potências - Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha e França - que ocuparam a Alemanha após a rendição nazista em 1945 e até a reunificação em 1990.

Mais tarde, Merkel, Walesa e o ex-presidente da URSS Mikhail Gorbachev cruzavam o 'cheqkpoint' simbolico do Muro de Berlim em Bornholmer Strasse, aberto pela primeira vez há 20 anos.
"Não é um dia de festa só para a Alemanha, mas para toda a Europa e para as pessoas que conquistaram mais liberdade, desde a Rússia a até muitas outras partes do mundo", disse a chanceler, vestida com um casaco de veludo azul marinho.
A festa terminou com um show de fogos de artifício ao som da música "We Are One", criada pelo DJ alemão Paul van Dyk especialmente para a ocasião.Fonte: Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário